Em Defesa da Cassi Solidária

Pela Diversidade, Inclusão e Equidade
  • Autogestão: Defender a CASSI como autogestão solidária, construída de forma coletiva e democrática pelos funcionários do BB, com a garantia de acolhimento, promoção da saúde, atenção preventiva e integral por toda a vida.

  • Equidade: Apresentar alternativas para que o BB volte a ser patrocinador “do Plano de Associados” e não de “grupamentos de pessoas dentro do Plano de Associados”. Defendemos um modelo em que todos contribuem com o mesmo percentual do salário e do benefício, pois é o mais equitativo e justo, sem impor custo pelo uso ou cobrança por faixa etária. Lutaremos pela garantia do direito ao patrocínio do BB aos funcionários que foram empossados a partir de 2018, assegurando equidade aos que se aposentarem.

  • Diversidade e Inclusão (Neurodivergentes): Construir, em conjunto com a equipe de saúde, programa especial de relacionamento e cuidados específicos com as pessoas neurodivergentes.

  • Diversidade e Inclusão (PCD): Dar sequência aos projetos de inclusão de pessoas com deficiência, proporcionando igualdade, respeito e cuidados para todo tipo de diversidade.

  • Diversidade e inclusão (retorno da licença-saúde): Criar programas de apoio aos associados no retorno às funções laborais, de forma a prestar cuidados de saúde física e mental no processo de mudança e adaptação às novas condições de trabalho.

Pela Atenção Primária à Saúde Acessível a Todos
  • Promovendo a Atenção Primária: Por meio de parcerias com profissionais da saúde da rede credenciada, e de práticas baseadas em evidências, enfrentaremos o sedentarismo através de programas que incentivam atividades físicas personalizadas, oficinas de saúde mental, interações sociais enriquecedoras e educação sobre estilos de vida saudáveis, abrangendo os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do bem-estar. Iremos dar um foco especial à PREVENÇÃO, ao cuidado preventivo, garantindo saúde e não somente tratando doenças.

  • Ações Sanitaristas Baseadas em Dados Epidemiológicos: Identificar padrões de saúde, prevenir surtos, realizar intervenções e programas eficazes de prevenção, inclusive de vacinação, para promoção da saúde e do bem-estar aos participantes.

  • Cuidado Solidário à Saúde Mental: Abordar a saúde mental e o bem-estar, por meio de estratégia de Saúde da Família, que considere aspectos físicos, mentais e sociais. Isso é possível por meio da conexão da Atenção Primária à Saúde com a Saúde Mental. Expandir o número de profissionais em áreas desassistidas e normatizar a psicoterapia on-line, facilitando o acesso aos especialistas.

  • Serviços à distância: Incluir novas funcionalidades no APP CASSI, e incluir novos serviços de atendimento à saúde integral no TeleSaúde Cassi para oferecer comodidade e prontidão aos cuidados ao participante.

  • Desenvolver Planos de Cuidado Personalizados: Criar linhas de cuidados que atendam especificamente às condições de saúde dos nossos participantes, garantindo um acompanhamento contínuo e integrado, desde a prevenção até o tratamento e recuperação.

  • Cuidado Coordenado pelas Equipes da APS: Disponíveis nas CliniCassi e por meio da Telessaúde APS, a Estratégia de Saúde da Família deve também construir redes referenciadas, com credenciados qualificados e acessíveis a todos que necessitem, seja nas capitais ou no interior.

Pelo Cuidado à Saúde Integral ao Longo da Vida
  • Promovendo o Envelhecimento Ativo: Criar e apoiar programas que estimulam a saúde física, mental e bem-estar social dos idosos, reduzindo custos operacionais para CASSI e melhorando a qualidade de vida, para uma terceira idade saudável e engajada.

  • Credenciamento: Reorganizar a cobertura da rede credenciada, com aperfeiçoamento do processo de credenciamento, dando maior autonomia às Unidades CASSI, além de melhorar a busca com informações qualificadas e geo-referenciadas dos prestadores para facilitar a decisão de escolha do participante.

  • Satisfação do Participante: Implantar processo de acompanhamento do grau de satisfação dos participantes com relação ao atendimento prestado pelo profissional, com a clínica/hospital e com o tratamento. Tais informações serão utilizadas para referenciar a rede, nas consultas à lista de credenciados.

  • Aliviando as Despesas das Famílias: Ampliar de forma responsável a cobertura da lista de medicamentos abonáveis (Limaca), do Programa de Assistência Farmacêutica (PAF). Estabelecer novas parcerias para descontos em farmácias.

Pelo Cuidado Especial à Saúde dos Trabalhadores
  • Prevenção: Promover programas para prevenir e remediar as principais doenças que atingem os funcionários, inclusive as doenças mentais ocupacionais, com base no Programa de Saúde do Trabalhador e a Estratégia de Saúde da Família, acompanhando e estudando a situação da saúde dos associados. Comprometemo-nos a desenvolver políticas que assegurem o bem-estar no trabalho.

  • Saúde Mental do Trabalhador: Nosso foco é promover a saúde integral dos trabalhadores, atendendo aos desafios da saúde mental causados por pressões e instabilidades no ambiente de trabalho. Vamos revisar a linha de cuidados à saúde mental do trabalhador, integrando-os à atenção primária para um cuidado mais acessível e humanizado.

  • Ressarcimento de Custos: Lutar pelo ressarcimento dos custos pelo Patrocinador relacionados às doenças mentais ocupacionais diretas e indiretas, fomentando um diálogo aberto sobre a importância da saúde do trabalhador/a.

  • Bem estar no trabalho: Comprometemo-nos a desenvolver políticas que assegurem o bem-estar no trabalho. Utilizaremos indicadores de pesquisa, como a felicidade bruta, para orientar ações preventivas e reativas, e em conjunto com um PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) que monitore os primeiros sinais de sintomas de saúde fragilizada, integraremos cuidados no âmbito biopsicossocial na Estratégia de Saúde da Família.

Pela Experiência Centrada no Participante
  • Soluções centradas nos participantes: Investir em processos, tecnologias e principalmente nas pessoas, com a formação do capital humano de toda equipe de profissionais da Cassi com uma postura acolhedora e humanizada, onde todos nós possamos estar amparados em todas as fases das nossas vidas e em todos os cantos do país.

  • Atendimento: Aperfeiçoar os processos de análise e autorização da Central de Atendimentos, entregando uma Central de Atendimento ágil e humanizada aos participantes, com relacionamento em tempo real.

  • Melhorar os critérios de Regulação para Autorização de Serviços: baseando-nos em pesquisas cientificas atualizadas, no uso da inteligência artificial e no histórico do prontuário do participante, propomos aprimorar os parâmetros de análise de tratamentos e procedimentos médicos, com processo mais ágil com prioridade classificada conforme nível de urgência e gravidade.

  • Tecnologia: Investir em tecnologias na gestão: interoperabilidade de sistemas, prontuários integrados, melhorias nos sistemas de CRM, uso de inteligência artificial de maneira cognitiva.

  • Planejamento: Revisar os processos de criação de planos, seus objetivos, resultados esperados e resultados obtidos, além de monitorar e rever os planos existentes na visão participante, além de outras visões gerenciais que facilitem a compreensão dos resultados e seus indicadores de gestão.

  • Transparência e Publicidade: Compromisso com a transparência e a publicidade da gestão.

  • Participação ativa do corpo social: Fortalecer a atuação dos Conselhos de Usuários da Cassi em todas as Unidades da Federação.

Sua sugestão é importante para nós!